Se você trombou com o Pitoresco Cronista de alguma forma e pensou “Achei interessante… Mas.. QUEM ou O QUE é Pitoresco Cronista? Quero saber mais sobre.”, está no lugar certo. Mas se não foi o caso… O que está fazendo aqui?? XÔ XÔ, VAZA.

De qualquer forma, sente-se confortavelmente, ou deite-se, ou mantenha-se na posição que está. Pois iremos embarcar em uma jornada através do espaço e do tempo e assim iremos contar-lhes nossa história. Vamos lá:

O Início – ou antes disso.

Há muitos anos atrás, um rapaz e seus amigos decidiram criar um jogo. Criaram a marca da empresa, seu nome e afins. Começaram, então, a fazer a fundação de seu jogo. Estipularam o estilo de jogabilidade, a premissa e alguns conceitos de personagens (principais e secundários).

Porém, por serem adolescentes e muito inexperientes, acabavam apenas por brincar e conversar durante as reuniões… e nada era produzido. Com o tempo, os planos de cada um foi mudando e cada um seguiu seu caminho, o projeto, então foi morrendo aos poucos até que cessou por completo.

Mas o rapaz que juntou essa galerinha da pesada não desistiu do seu sonho de fundar uma produtora. E, durante seu primeiro ano de faculdade, teve uma ideia: “e se eu fizer um podcast? mas não como esses de mesa de bar?”… Era a época que podcast era apenas ÁUDIO (como deveria ser.)… Tempos imemoriais, sim, eu sei…

Foi então que surgia os primeiros esboços do Pitoresco Cronista!!

O primeiro esboço – A ideia

Durante aquela época, RPG e Podcasts eram bastante presentes no dia a dia daquele pobre calouro e recém empregado. Com a chama criativa e o sonho persistente e longíquo de criar conteúdo, depois de bastante matutar sobre esse novo projeto, surgiu a ideia de dramatizar sessões de RPG.

As musas que inspiraram esse primeiro passo do projeto foram, além da literatura e RPG, os já existentes: Podcasts, Audiolivros, Audiodramas e as idosas Radionovelas. Assim, o Pitoresco Cronista veio ao mundo: Como uma tentativa de criar narrações prazerosas para os ouvidos e estórias gostosas de se imergir! O bom entretenimento do ouvinte e a criação cultural é o que movimentou e movimenta o projeto.

O nome fora pensado com muito cuidado para que fosse algo que realmente retratasse o projeto. Após muitas considerações e nomes descartados como: Trovador Surdo, O Menestrel e O Conta-Anedota. Pitoresco Cronista foi o nome escolhido devido sua acuidade e sonoridade. “Pitoresco” para representar a singularidade do projeto, assim como a mente zureta de seus autores e “Cronista” pois criamos e contamos estórias.

E foi assim que tudo isso nasceu!

O Pitoresco Cronista e a Pitoreske Studios

No começo, era tudo mato. O Podcast, conforme foi se materializando, começou a ter um formato mais bem delineado. E as ideias não paravam de vir, porém, as dificuldades também cresciam em igual ou maior proporção.

A cada passo e dificuldade enfrentada, o Pitoresco Cronista tomava um rumo ligeramente diferente e alguns projetos “paralelos” foram nascendo. Logo, tornou-se claro que o projeto era ambicioso demais e não cabia sob o nome que tinha. Foi assim, então, que fora criado nome para englobar tudo: Pitoreske Studios!!

A Pitoreske, hoje, é a soma de todos os projetos paralelos foram que somando-se ao Guarda-Chuva, juntamente ao Podcast. São esses projetos:


Pitoresco Cronista Podcast


No Pitoresco Cronista Podcast, narramos em cada temporada algo novo e inédito, tecendo novas sagas conforme os anos passam. As trilhas sonoras, artes e todas as narrativas são autorais. Tudo é construído do zero, feito na unha por uma equipe do balacobaco.

Moldamos e criamos mundos e universos para, então, recheamos eles de música, histórias e, sem palavra melhor, vida. No Pitoresco Cronista Podcast você ouvirá mais que meros episódios mas uma experiência singular e pitoresca, uma aventura nos confins de mentes fascinantes. – Papinho de gente que cobra caro pra coisa mais ou menos com gourmet no nome… Mas diferente dos estabelecimentos assim, que podem ou não estar localizado em uma determinada metrópole, nosso Podcast é bom (subjetivo) e de graça!!

“Mas o que exatamente é essa bagaça?” Se após tudo isso, ainda há dúvidas em sua mente sobre o que é o Podcast, serei direto e resumirei para os lerdos: É um podcast de contação de história, com algumas firulas a mais. Pronto, simples e direto 😀

Orgulhosamente apresentamos ao nosso respeitável público um convite para mergulhar em um mundo onde a imaginação ganha vida. Aperte o play e prepare-se para se perder nas histórias mais cativantes que seus ouvidos já experimentaram!

Capa do Podcast

Curtas Pitorescos


A “versão de bolso” do Pitoresco Cronista Podcast, só que em formato de vídeo! Mas calma lá, não é só um recorte do podcast jogado no YouTube Shorts ou TikTok… Os Curtas Pitorescos são animações inéditas, com histórias próprias, feitas do zero e sem reaproveitamento de nada.

Cada curta tem entre 1 a 3 minutos, podendo ser uma história fechada ou um pedaço de uma saga maior. Basicamente, é aquele conteúdo maroto que você pode assistir enquanto espera o micro-ondas apitar, mas sem perder qualidade ou profundidade (sim, dá pra ter os dois).

Então já sabe: role o feed vertical, assista e divirta-se. Se gostar, Curte, Comenta & Compartilha 😀